Estamos na semana que talvez seja mais aguardada no ano por muitas pessoas que é a Black Friday. Ela sempre aparece com descontos em todos os produtos e grandes ofertas, por isso, se torna tão atrativa para as pessoas que querem comprar algo e poderem economizar. No entanto, comprando errado pode se tornar uma armadilha para seu bolso, fazendo com que se endividem desnecessariamente com gastos sem necessidade.
Por isso, no Magnata Moderno, preparamos uma lista com 10 dicas essenciais para você se conscientizar durante a Black Friday. Com nossas dicas, esperamos que você possa planejar melhor na hora de comprar, identificar promoções realmente vantajosas e evitar os principais erros que comprometem o seu bolso. Aproveitar bons descontos é ótimo, mas preservar o equilíbrio das finanças é ainda melhor.

1. Planeje suas compras antecipadamente
Planejar as compras antes da Black Friday ajuda a você a não cair em armadilhas durante o evento. Ele deve ser considerado como prioridade, pois você observar o que está precisando de verdade, para não gastar com algo desnecessário. Além disso, você pode analisar algum produto que seja necessário no futuro e planejar para comprar agora. Por exemplo, se sua geladeira é muito antiga e dá sinais de defeito, talvez seja bom aproveitar esses períodos de descontos para antecipar a compra de uma nova geladeira.
Logo, planejar suas compras antecipadamente ajuda no controle emocional na hora de ver preços baixos, para se conscientizar e não comprar algo desnecessário e gastar a toa.
2. Estabeleça um orçamento máximo
Outra atitude fundamental que você deve ter é estabelecer um orçamento máximo nos gastos. Isso vai funcionar como um norte que você vai ter na hora de gastar, para assim, não comprometer seu orçamento financeiro.
Para determinar o orçamento ideal, comece avaliando a sua situação financeira atual. Calcule quanto você pode gastar sem prejudicar compromissos mensais, como contas fixas, dívidas ou reservas para emergências. É importante separar um valor que seja realista e, de preferência, que não dependa do uso excessivo do cartão de crédito.
3. Pesquise os preços antes da data
Umas das coisas mais importantes a se fazer é pesquisar os preços antes da Black Friday. Muitas lojas praticam o conhecido “metade do dobro”, que significa aumentar os preços gradualmente algumas semanas antes para enganar as pessoas com a ilusão de grandes descontos.
Umas das coisas a se fazer é criar uma lista de lojas em que você confia. Dê preferência a varejistas com boa reputação e políticas claras de troca e devolução. Além disso, acompanhe as redes sociais dessas lojas, onde muitas vezes são divulgadas ofertas antecipadas ou cupons exclusivos.
. Leia também – Nubank atingiu a marca de 100 milhões de clientes
4. Priorize pagamentos à vista
Pagar à vista, na maioria das vezes, vai ocorrer desconto no preço, fazendo com que você economize na hora de comprar um produto. E isso não é diferente na Black Friday. Além disso, quando se paga à vista, você não precisa se preocupar com os juros.
Um ponto importante a se destacar é que quando se paga à vista você tem um controle maior do seu dinheiro, pois o valor da compra é debitado instantaneamente do seu saldo. E também evita acumular dívidas ou comprometer o orçamento dos próximos meses com parcelas que podem pesar, especialmente em um período próximo ao fim do ano, quando os gastos costumam aumentar devido às festas e férias.
5. Desconfie de descontos muito altos
É necessário ter cautela na hora de comprar na Black Friday para não cair em armadilhas e uma delas são os grandes descontos. Muitos lojistas oferecem descontos excessivos em marcas e modelos premium. Em alguns casos, descontos exorbitantes podem ser sobre produtos falsificados, recondicionados ou até mesmo provenientes de fontes não confiáveis. Por isso, é importante analisar a credibilidade da empresa.
6. Evite compras por impulso
Um dos maiores erros das pessoas é comprar algo por impulso, só pelo fato do produto estar em desconto, sem a necessidade ter esse objeto. O primeiro passo e mais importante é se preparar emocionalmente, pois as propagandas nesse período são criadas para mexer com o emocional das pessoas, por exemplo, “oferta válida por tempo limitado”. Para trabalhar a suas emoções, lembre-se que mesmo no final do ano outras promoções irão surgir como nas liquidações do pós-Natal.
Além disso, evite ficar vasculhando os sites das lojas vendo os produtos com desconto. Pesquise apenas os itens previamente planejados e limite seu tempo nessas plataformas.
7. Cuidado com cartões de crédito
Ao mesmo tempo que pode ser uma aliada na hora das compras, os cartões de crédito podem representar um prejuízo financeiro se mal utilizado. Sem um controle adequado, ele pode levar ao acúmulo de dívidas e à perda do equilíbrio do orçamento.
Muitas lojas, durante a Black Friday, oferecem condições como “sem juros” ou “em até 12x”, é comum se empolgar com isso e acumular muitas parcelas. Para isso, utilize o cartão apenas dentro do orçamento que você já definiu previamente e anote cada compra para acompanhar o saldo em tempo real.
8. Aproveite a data para investir em itens duráveis
Durante a Black Friday, pode ser uma boa época para você investir em produtos que vão durar mais tempo, fazendo com que você economize dinheiro nos próximos anos. Ao optar por itens duráveis, é importante priorizar qualidade sobre quantidade. Muitas vezes, promoções em produtos de menor qualidade podem parecer atraentes, mas o custo-benefício é reduzido quando esses itens têm vida útil curta ou exigem manutenção constante. Prefira marcas e modelos com boas avaliações e garantia confiável, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais.
9. Leia as políticas de troca e devolução
Os lojistas vendem muitos produtos nesse período, aumentam a produção e, com isso, podem ocasionar o crescimento do número de produtos com defeitos. Conhecer seus direitos e as regras da loja evita transtornos e prejuízos.
Assim, antes de finalizar a compra observe o prazo para troca ou devolução, condições para devolução e responsabilidade pelos custos de envio. Além disso, outro cuidado importante é salvar os comprovantes de compra, como notas fiscais e recibos de pagamento. Esses documentos são indispensáveis para comprovar sua solicitação em casos de problemas com o produto ou atendimento.
10. Seja consciente com a sustentabilidade
Por fim, a Black Friday pode ser uma oportunidade para economizar, mas também é um momento em que o consumo excessivo atinge níveis altos, com impactos significativos no meio ambiente.
Por isso, avalie se é necessário a sua compra, pois a partir dela ocorrerá um impacto ambiental negativo, por exemplo, o desmatamento de árvores. Assim, cada escolha sustentável que você faz contribui para um impacto positivo no meio ambiente, garantindo que as futuras gerações também possam desfrutar dos recursos do planeta.